(34) 99669-9614

Exames Laboratoriais

É o conjunto de exames e testes realizados em laboratório de análise clínica visando diagnóstico ou confirmação para uma doença e deve ser realizado por profissional habilitado, como médico, biomédico, técnico de enfermagem, enfermeiro conforme resolução dos respectivos Conselhos Federais profissionais.

Existe uma vasta gama de Exames Laboratoriais, sendo que a maioria é feito através da coleta de urina, fezes ou sangue e o processo da realização segue desta maneira:

  • Informar ao paciente sobre qual ação ele deve tomar antes de fazer o exame (se deve estar em jejum e por qual período, se pode fumar, se pode tomar determinado medicamento ou bebida alcoólica, se pode praticar exercícios, se pode estar menstruada etc.);
  • Coleta do material a ser analisado (urina, fezes ou sangue) que será analisado em um laboratório regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que emitirá um laudo diagnóstico do exame.

A coleta de sangue, feita por profissional habilitado utilizando material descartável (agulha e seringa), pode ser realizada na Líder Medicina do Trabalho, em laboratórios parceiros ou in company, conforme condições acordadas previamente.

Já a coleta de fezes é feita pelo próprio paciente em sua residência, na qual ele deverá colocar o material em um recipiente específico para este fim, que pode ser adquirido em postos de saúde, laboratórios ou qualquer farmácia. As fezes não podem ser acomodadas em outros tipos de recipientes / potes (embalagens de margarina, vidros ou tupperwares), pois pode contaminar a amostra, alterando o resultado do exame. A quantidade de material coletado deve se restringir ao volume máximo do próprio recipiente e após sua coleta ele deve ser encaminhado ao laboratório em até 2 horas ou em até 14 horas se armazenado dentro da geladeira.

A urina também pode ser coletada pelo paciente em sua residência ou no laboratório. Antes da coleta, o paciente deverá fazer uma limpeza prévia da região genital e colocar o material em recipiente específico para este fim. A quantidade deve se restringir ao volume máximo do coletor. Após o correto armazenamento, a urina deve ser encaminhada ao laboratório em até 2 horas em temperatura ambiente ou até 24 horas se ficar armazenado dentro da geladeira.

Com estas amostras é possível constatar vários problemas de saúde, como diabetes, disfunções renais, disfunções hepáticas, problemas de coagulação sanguínea, disfunções vasculares, presença de metais pesados no organismo, anemia, existência de vírus, bactérias, parasitas, vermes e micoses pelo corpo etc.

Leia também sobre outros Exames

envelopephone-handsetmap-markercrossmenuchevron-downarrow-down