O exame psicotécnico é uma avaliação que deve ser realizada por um psicólogo, devidamente habilitado, conforme resolução do Conselho Federal de Psicologia, e é desenvolvido através de métodos e técnicas orientados para identificação das diferenças individuais.
O objetivo deste exame é definir o comportamento padrão de uma pessoa ou um grupo, assim como as diferenças entre indivíduos e as suas reações diante de várias situações do dia a dia ou que fogem do cotidiano.
Normalmente, esta análise consiste em uma entrevista (anamnese) na qual o examinador questiona parte da vida do paciente conseguindo informações sobre impulsividade, emotividade, criatividade etc. Na sequência, o psicólogo aplica um teste (PMK, Palográfico, IFP, de Atenção, de Raciocínio Lógico ou outros) de acordo com a tarefa a ser cumprida pelo examinado dentro da empresa em que trabalha.
O resultado mostrará informações sobre a conduta e a personalidade do examinado, permitindo ao profissional emitir o Atestado Psicológico indicando se o paciente está apto ou inapto a desempenhar determinada função na empresa empregadora.
O Exame Psicotécnico é recomendado para todos os trabalhadores que necessitam manter-se em atenção contínua, como vigilantes, motoristas, operadores de máquinas, etc. A sua solicitação e periodicidade é estipulada pelo médico coordenador do PCMSO.
Vale destacar que este exame não tem como objetivo diagnosticar doenças mentais, mas detectar indícios que possam representar alterações nesta questão, tendo como foco apenas analisar se o funcionário é ou não compatível psicologicamente com a função que irá desempenhar.
Dúvidas frequentes: