(34) 99669-9614

Avaliação Psicossocial

A avaliação psicossocial tem como objetivo analisar o histórico clínico e ocupacional do colaborador através da aplicação de testes psicológicos específicos. 

O processo de avaliação psicossocial permite identificar quais são as características psicossociais necessárias e importantes para que o indivíduo consiga desempenhar suas atividades de maneira segura.

Muitas empresas e até mesmo os próprios funcionários, quando pensam em riscos, lembram apenas dos riscos físicos, sem ter ciência dos riscos mentais aos quais também estão expostos. Apenas o exame psicossocial é capaz de identificar os riscos psicológicos e dessa forma realizar um tratamento antes mesmo que problemas maiores aconteçam.

Existem vários instrumentos dentro da análise psicossocial que podem ser utilizados para mensurar essas características psicológicas, como testes para a avaliação cognitiva (atenção, memória e inteligência); testes de personalidades que podem fazer um prognóstico do comportamento desse colaborador em situação de maior pressão e inventários para ansiedade, depressão, estresse, resiliência entre outros.

 A Organização Internacional do Trabalho (OIT) descreve como os aspectos para definir a interação dinâmica entre o trabalhador e seu trabalho. De um lado, o trabalhador com suas experiências, vivências e necessidades, do outro, os aspectos relacionados ao trabalho: ambiente, conteúdo e tarefas. Essa interação pode ser positiva quando oferece um suporte, proteção e promoção de saúde aos trabalhadores, e negativa quando pode ser ameaçador, perigoso e de riscos para o trabalhador, nesse caso são chamados de fatores de riscos psicossociais. Quando nessa situação o desequilíbrio prevalece e o trabalhador não detém condições internas para lidar com esses fatores, podem gerar distúrbios emocionais, comportamentais e problemas de saúde.

Alguns dos sintomas relacionados à exposição dos fatores de riscos psicossociais estão relacionados à ansiedade, depressão, problemas do sono, isolamento, abuso de substâncias psicoativas, agressividade, inibição da capacidade de concentração e tomada de decisão. Além das consequências à saúde, pode ser percebido danos físicos, sociais e psicológicos.

Considerando a importância da saúde e da segurança dos profissionais que trabalham em ambientes desfavoráveis e hostis, o Ministério do trabalho, através das Normas Regulamentadoras NR-33 Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados e NR-35 Trabalho em Altura, que tratam respectivamente de atividades em espaços confinados e trabalhos em altura, exige de todas as empresas, a avaliação psicossocial. As normas referem-se à:

Espaço Confinado consiste em qualquer área não projetada para ocupação humana contínua, com meios limitados de entrada e saída e ventilação insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência de oxigênio. Norma Regulamentadora NR-33, ESPAÇOS CONFINADOS, Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego-MTE, n-1409 de 29/08/2012:

Item 33.3.4.1- Todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, conforme estabelecem as NRs-7 e NR-31, incluindo fatores de riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional- ASO. 

Todas as atividades profissionais que exijam que o trabalhador fique em alturas superior a dois metros, seja em andaimes, plataformas ou escadas, são consideradas trabalho em altura, uma vez que em caso de queda poderá colocar em risco a integridade e até mesmo a vida do colaborador. Norma Regulamentador NR-35,  TRABALHO EM ALTURA , Portaria Secretaria de Inspeção do Trabalho-SIT, n-313, de 23/03/2012:

Item 35.4.1.2- Cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura, garantido que:

Os exames e a sistemática de avaliação sejam partes integrantes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO, devendo estar nele consignados;

A avaliação seja efetuada periodicamente, considerando os riscos envolvidos em cada situação;

Seja realizado exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também fatores psicossociais.

Veja a seguir, os testes mais comuns de se encontrar para a realização da avaliação psicossocial. 

Teste Palográfico: é um teste expressivo que avalia características de personalidade, níveis de inteligência emocional, capacidade de se organizar e iniciativas também podem ser estudadas. O teste pode ser aplicado individual ou coletivamente em pessoas entre 16 a 60 anos, independente da escolaridade.  Esta avaliação é realizada por um psicólogo que tenha especialização em psicologia clínica e avaliação psicológica, com registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Além do Palográfico, outros testes de personalidade são: PMK, Quati, HTP, NEO-PI-R, NEO-DDI-R, Staxi 2, CAT-A, CPS, SAT, EFAC & EMAC, Esavi A-B, ETPC, EAC-IJ, EPQJ, HumanGuide.

Teste de Atenção Concentrada:  é um tipo de instrumento que avalia a habilidade do individuo de captar uma fonte de informação, estimulo do meio ambiente ou do mundo interior entre todas as que estão disponíveis em um determinado momento e conseguir manter seu foco no estimulo ou na tarefa a ser realizada no decorrer do tempo.  Existem atualmente diversos tipos de teste de atenção concentrada de modo geral, o teste apresenta indicadores como avaliação do número de acertos, erros e omissões.

Os principais tipos de teste de atenção concentrada disponíveis no mercado são: AC, TAS, AC-15, TACOM A e TACOM B (BFM-1), TACOM C e TACOM D(BFM-4), TECON1 e TECON2 (BGFM-2), AC(BPA).

Teste R-1  - Teste não verbal de inteligência :  é um teste não verbal que avalia o fator geral de inteligência, definido como um fator constante em todo o tipo de atividade intelectual.

Todos os testes citados acima foram aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. 

Leia também sobre outros Exames

envelopephone-handsetmap-markercrossmenuchevron-downarrow-down